quarta-feira, abril 12, 2006

ADEUS, MINHA CONCUBINA

Adeus minha concubina, de Chen Kaige, é um épico chinês que abrange meio século da história deste país. A trama desenvolve-se entre dois elementos da Ópera de Pequim, enquanto jovens aprendizes e mais tarde enquanto conceituadas estrelas dessa companhia.

Paralelamente ao drama pessoal dos envolvimentos românticos, hetero e homossexuais, correpondidos ou não, desenvolve-se um período complexo de transição do regime político chinês. Foi o primeiro filme que vi a abordar tão abertamente a face negra da Revolução Cultural Chinesa.

Com o início desta Revolução Cultural assiste-se ao sossobrar de uma cultura milenar que dá lugar ao pragmatismo do proletariado em detrimento de todas as artes clásicas e tradicionais e, consequentemente, das pessoas que as representam.

O que é belo, a sua queda, o drama da mudança e a arbitrariedade de quem governa, faz deste filme um dos meus filmes preferidos de sempre. A óptima realização e uma soberba fotografia transformaram-no num filme luxuriante de cores e formas.

Ba wang bie ji, de Chen Kaige , China / HongKong, 1993.

4 Comments:

pelas 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo instalou-se e disse...

queria mais que imensamente ver, mas não se encontra em lado nenhum, como seria de esperar.
como o viste?

 
pelas 12:26 da tarde, Blogger Pequena Lontra instalou-se e disse...

já deu há muito, muito tempo na 2 e penso que já devem ter repetido... voltei a ver um bocadinho numa dessas ocasiões.

tenho que dizer que foi um filme impactante e foi muito importante porque não tinha uma ideia tão negativa das políticas de Mao no que respeita à cultura...(mas isso não interessa nada)

Há um livro grandinho que também é muito engraçado para acompanhar a evolução histórica da China, não sei se é de 98 ou 99, mas está de novo nos escaparates da Bertrand, 'Os Cisnes Selvagens', que paralelamente à história de 3 gerações de mulheres chinesas conta um grande bocado da história chinesa... gostei de o ler se calhar um dia destes releio.

 
pelas 4:59 da tarde, Blogger mr pavement instalou-se e disse...

lembro-me de andares a ler os cisnes selvagens.

 
pelas 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo instalou-se e disse...

Olá,
Passei para desejar uma Páscoa feliz!
Um abraço amigo,
Daniela

 

Enviar um comentário

<< Home