sexta-feira, abril 01, 2005

CORTAR PELO PICOTADO, BORIS VIAN

A minha irmã ofereceu-me por alguma ocasião o “Arranca corações”,
daquela colecção Livro B.
Eu não fazia a mínima ideia de quem era Boris Vian,
mas li avidamente um dos melhores livros fantásticos que conheço!
Desde então já passaram alguns anos,
fiquei a conhecer um dos mais insurrectos surrealistas franceses,
na minha opinião um dos mais interessantes,
e como bónus comecei a conhecer o restante movimento!

Gosto de ler porque gosto de conhecer novas abordagens do mundo,
porque gosto de me surpreender com pensamentos que nunca teria
e viver vidas dos outros sem mudar a minha própria existência.


BorisVian

À medida que fui lendo A espuma dos dias, A erva vermelha,
O Outono em Pequim e as Cantilenas de Geleia
fui-me embrenhando no mundo mágico de Boris Vian,
onde qualquer um ou qualquer coisa pode falar,
onde o tempo voa em múltiplas direcções
e onde não convém partir com grandes preconceitos
porque de qualquer modo serão destruídos!
Com A Morte aos feios e o Irei cuspir-vos no túmulo,
Provou que pode escrever romances…
daqueles romances que não têm que ser bons nem maus,
que contam uma história!!!

3 Comments:

pelas 1:51 da tarde, Blogger Papo-seco instalou-se e disse...

O primeiro contacto que tive com ele foi ao ler "a espuma dos dias" Nunca mais o larguei.

Muito bem lembrado. Parabéns

 
pelas 4:00 da tarde, Blogger mr pavement instalou-se e disse...

menina, ainda me lembro quando fiz uma viagem de comboio acompanhado de personagens do senhor boris vian. [nas viagens de comboio há sempre personagens, algumas até bastante surreais, mas as do senhor vian são exemplares únicos].

 
pelas 10:52 da manhã, Anonymous Anónimo instalou-se e disse...

Até os títulos ultrapassam "a normalidade".
Alguns dias depois de ler o Outono em Pequim, lembrei-me: "Mas porque raio ele deu esse título ao livro?".

ps: Não esquecer a poesia de Vian

 

Enviar um comentário

<< Home