quinta-feira, abril 28, 2005

city sickness

[caminhou pelo lado esquerdo da rua].

terça-feira, abril 26, 2005

movimento

pegar na caneta.

DESAFIO DO FDV

não podendo sair do fahrenheit 451, que livro quererias ser?

????fahrenheit 451???? Desculpa mas não li o livro de Ray Bradbury, lamento!
Mas a história chegou cá… já que é para arder que seja em grande… Margarita e o Mestre de Michail Bulgakov.

já alguma vez ficaste apanhadinho[a] por um personagem de ficção?

sim, mas não digo qual…

qual foi o último livro que compraste?

Seis Propostas para o Próximo Milénio, Italo Calvino
Re-Envisioning Landscape/Architecture, Editor Catherine Spellman

qual o último livro que leste?

Música Láctea, Thomas Strittmatter
o Jogo do Reverso, António Tabucchi
Não sei muito bem qual deles foi…

que livros estás a ler?


A reler, se assim se pode dizer, John Berger - John Christie: I Send You This Cadmium Red.

Livros, livros… só os de ordenamento e planeamento do território…


que livros [5] levarias para uma ilha deserta?


Vou assumir que é para passar um longo período de tempo, porque se fosse só para desfrutar do deserto por puro lazer e sem obrigatoriedade de ficar, com certeza levaria apenas um livro de esquisso e muitos lápis de cor…

Milan Kundera: A Insustentável Leveza do Ser.
Porque relê-lo é um prazer, faz parte do rol de livros que corresponde à energia renovável na literatura.

Ítalo Calvino:
As Cidades Invisíveis.
Para poder criar as minhas próprias cidades no longo tempo de espera…

Franz Kafka: O Processo.
Para fazer o volume 2, e inventar uma resposta para todas as dúvidas que se criam ao longo da história.

Perfecto E. Cuadrado: A Única Real Tradição Viva. Antologia da Poesia Surrealista Portuguesa.
Se é para não notar o passar do tempo, o melhor é levar muitas portas para o outro lado do espaço cognitivo.

Resmas e resmas de papel para escrever, desenhar, rasgar, dobrar e fazer voar…


a quem vais passar este testemunho [três pessoas] e porquê?


Ao tjm, o ausente desta casa, ao Carlos, do Rearview Mirror, e ao Jorge, de A vida é Larga!
Porque tenho curiosidade de ver o que contam!
Mesmo correndo o risco de já terem respondido a isto...

O que se perde quando o Homem converte as
curvas suaves da natureza
nas linhas duras da geometria?


Richard T. T. Forman

segunda-feira, abril 25, 2005

conceito

liberdade.

domingo, abril 24, 2005

objecto

livro.

sábado, abril 23, 2005

CORPOS CELESTIAIS


Este não é um corpo celestial,
mas tem um efeito pulverizado que relembra
matérias sólidas em fluídos indiferenciados...
Os seguintes são corpos ou contextos celestiais,
as fotografias deixam sempre a entender
que a natureza produz imagens mirabulantes,
fascinantes e quase sempre inspiradoras!!!!
Melhor do que muitas peças de ficção..........


Sedna discovery image, NASA, 2004

Lagoon Nebula, Hubble Space Telescope, NASA

sexta-feira, abril 22, 2005

trinómio

instaladores.

quinta-feira, abril 21, 2005

circuito

terceira paragem.

quarta-feira, abril 20, 2005

CORTAR PELO PICOTADO, JEAN-PHILIPPE TOUSSAINT

Perante a ameaça latente de chuviscos...ocorre-me,
depois de procurar o livro que já não é novo
mas que se mantém em lugar privilegiado,
citar:


Há duas maneiras de ver cair a chuva quando se está em casa e por detrás de um vidro. A primeira, é manter o olhar fixo num ponto qualquer do espaço e observar a sucessão da chuva no lugar escolhido; esse modo, repousante para o espírito não dá qualquer ideia da finalidade do movimento. A segunda, que exige muito mais ligeireza do olhar, consiste em seguir com os olhos a queda de uma única gota de cada vez, desde a sua entrada no campo de visão até à dispersão da água no solo. Desse modo é possível representar-se-nos que o movimento, por mais fulgurante que seja na aparência, tende essencialmente para a imobilidade e que em consequência, de tão lento que às vezes pode parecer, arrasta continuamente os corpos para a morte, que é imobilidade.

‘O banho’, de Jean-Philippe Toussaint

KUNDERA PARA UMA MENINA

Para a Luísa:

Xavier não vivia uma vida só estendendo-se do nascimento à morte como um longo fio sujo; não vivia a sua vida, mas dormia-a; nessa vida-sono saltava de um sonho para outro sonho; sonhava, adormecia a sonhar e sonhava outro sonho, de tal maneira que o seu sono era como uma caixa na qual entra uma outra caixa, e nesta outra caixa ainda, e nesta outra, e assim por diante.

‘A Vida não é Aqui’, Milan Kundera

[Edouard Boubat]

terça-feira, abril 19, 2005

ALPHONSE-MARIE MUCHA


Estúdio

Este ilustrador de origem moldava,
pintor e autor de projectos de design,
estudou Belas Artes em Praga e em Munique,
trabalhou com sucesso em Paris,
antes de regressar a Praga,
onde hoje ainda podemos encontrar as suas peças
no respectivo museu.

Foi um criador emblemático no âmbito da Arte Nova,
na transição do século XIX para o XX.

Alphonse-Marie Mucha (1860-1939)

Este painel decorativo,
denominado 'Devaneio Nocturno',
é um bom exmplo de como conjuga, de forma sublime,
cores que poderiam noutro contexto parecer soturnas
verde tília, turquesa, cinza, liláz, purpura e beje!!!

Reverie, 1897

Transporta para os seus desenhos
a beleza nacarada da natureza coberta pela neblina,
adocicando os momentos do mais comum quotidiano,
emoldurando personagens idílicas,
figurativas das estações do ano ou das artes clássicas...

Nude

detergente

[instalação transitoriamente encerrada para limpeza]

segunda-feira, abril 18, 2005

pendurada

uma serigrafia



1981 : bahia : manuel cargaleiro

sexta-feira, abril 15, 2005

city sickness

[sentou-se na base da escadaria. aquele era o seu local preferido para uma atenta observação dos edifícios degradados].



[fdv]

quinta-feira, abril 14, 2005

contador

quarenta e oito letras agregadas numa simples afirmação.

FRESTAS

À medida que vamos subindo no interior de um poliedro,

podemos ir prescrutando o que por fora se vai construindo!

Podemos analisar depois,

como numa película cinematográfica,

a evolução do espaço que vemos como uno!!!

CALEIDOSCÓPIO

Se eu fosse um gato gostaria de ser...
largamente apreciado por moscardos!!!

Por enquanto fico-me pelos caleidoscópios...

quarta-feira, abril 13, 2005

ECOOU A RESSONÂNCIA

O futuro poderá não ser brilhante,
mas será concerteza colorido!!!



Ontem no CCB o grande auditório sucumbiu....
Einsturzende fizeram ruir a casa!!!

Pintaram o palco
de preto, de branco, de vermelho...
com uma luz amarelecida que enalteceu
os sopros,assobios, baques...
o pulsar, rasgar, tinir, ribombar...

ouviu-se de tudo,
o que se pode descrever
e o que apenas se pode ponderar como seria descrito!

terça-feira, abril 12, 2005

objecto

lápis.

segunda-feira, abril 11, 2005

PARABÉNS!!!

Ninguém consegue perceber muito bem a dimensão que é o tempo,
nem como é que evoluímos e entramos em mutação permanente!!!

Ainda estamos na fase da prospecção...

PARABÉNS, MIÚDO!!!!

sexta-feira, abril 08, 2005

ROTORELIEFS

Nos anos 40 Duchamp,
ele próprio muito dado ao conceito de INSTALAÇÃO,
criou os Rotoreliefs,
discos coloridos e desenhados,
que colocados num gira-discos,
proporcionam ao campo visual uma noçao de profundidade!!!








As suas criações
mais inusitadas do que bizarras,
tornaram-no apreciado pelo público
tanto generalista como surrealista.

quinta-feira, abril 07, 2005

movimento

virar a página.

ângulo

raso.

quarta-feira, abril 06, 2005

ÁGUA VAI!

objecto

folha de papel liso.

terça-feira, abril 05, 2005

circuito

segunda paragem.

OUVIR A ALMA E O COSMOS

Ter consciência da energia,
do substrato da vida!

Girar repetidamente
até alterar a percepção da realidade,
atingir um estado alterado de consciência,
o êxtase místico, o transe…


Num modelo análogo ao do Sistema Solar,
são planetas que podiam girar em torno do Sol,
mas que giram também em torno de si próprios!!!

Alcançar o conhecimento objectivo,
a consciência profunda e permanente,
em quatro ciclos
que também são etapas da vida!

segunda-feira, abril 04, 2005

DÉDALO NUBLADO

Escalar cada pedúnculo para chegar ao topo!!!
Ultrapassar arduamente as pilosidades da extremidade
e compreender que há uma eternidade deles para conquistar!

[Ni]

CORTAR PELO PICOTADO, THOMAS STRITTMATTER

Para o Tiago:

Os pássaros percorrem com esforço o ar à procura de casa e alimentos, eu tenho ambos, porque não fico em casa e habito e mastigo?
O passeio pela cidade vespertina, decorre em quarteirões mais claros e mais escuros, áreas mais barulhentas e mais sossegadas, mas nunca o silêncio que seria provavelmente mortal como um veneno nervoso paralisante.
Por toda a parte se sente uma vibração constante, o conhecido zunir que talvez já seja o impulso do pensar, da circulação de sangue, do ímpeto de me mover de um lugar para o outro e deste, de novo, para um outro lugar e quando menos dá para sentir o solo, mais depressa e com mais vontade piso o solo vizinho.
E quanto mais familiar me for a razão com mais vontade e mais rapidamente piso o solo vizinho.

Thomas Strittmatter, "No Poço, (Uniformidade do Ritmo Cardíaco)"


[Ni]

sábado, abril 02, 2005

astúcia

situações há que requerem muita habilidade...

[desenho por vitriolica]

sexta-feira, abril 01, 2005

CORTAR PELO PICOTADO, BORIS VIAN

A minha irmã ofereceu-me por alguma ocasião o “Arranca corações”,
daquela colecção Livro B.
Eu não fazia a mínima ideia de quem era Boris Vian,
mas li avidamente um dos melhores livros fantásticos que conheço!
Desde então já passaram alguns anos,
fiquei a conhecer um dos mais insurrectos surrealistas franceses,
na minha opinião um dos mais interessantes,
e como bónus comecei a conhecer o restante movimento!

Gosto de ler porque gosto de conhecer novas abordagens do mundo,
porque gosto de me surpreender com pensamentos que nunca teria
e viver vidas dos outros sem mudar a minha própria existência.


BorisVian

À medida que fui lendo A espuma dos dias, A erva vermelha,
O Outono em Pequim e as Cantilenas de Geleia
fui-me embrenhando no mundo mágico de Boris Vian,
onde qualquer um ou qualquer coisa pode falar,
onde o tempo voa em múltiplas direcções
e onde não convém partir com grandes preconceitos
porque de qualquer modo serão destruídos!
Com A Morte aos feios e o Irei cuspir-vos no túmulo,
Provou que pode escrever romances…
daqueles romances que não têm que ser bons nem maus,
que contam uma história!!!